Cortes de carnes para churrasco

Melhores cortes de carnes para churrasco

Na hora do churrasco, nós brasileiros temos alguns cortes de carne preferidos, já que escolher o tipo certo é o que determina o sucesso dessa refeição tradicional, que reúne a família e os amigos. E para garantir que tudo saia como manda o figurino, confira a seguir quais são as melhores carnes para churrasco!

Cortes de carne ideais para churrasco

Preparar um churrasco vai além de acender o fogo e jogar qualquer pedaço de carne na grelha. Saber o tempo de preparo e os cortes ideais é essencial. Portanto, conheça agora algumas das melhores carnes para churrasco:

Picanha

Não tem como a picanha não ser o primeiro da lista, sem dúvidas, esse é o corte mais amado pelos brasileiros. A carne de picanha é muito saborosa, macia e vem com uma boa camada de gordura que faz toda a diferença no resultado.

Pode ser assada no espeto, na grelha, em postas ou um pedaço inteiro, que de todo jeito continuará suculenta e apetitosa.

Maminha

A maminha é outro corte extremamente macio e suculento, localiza na parte traseira do boi, próximo à picanha. É um dos pedaços de carne com maior concentração de gordura, fazendo com que ela seja uma opção incrível na hora do churrasco.

Além do valor mais acessível, a maminha fica pronta mais rápido. O ideal é que ela seja levada à grelha em fatias não muito grossas, cortadas sempre no sentido contrário às fibras para manter a maciez.

Contrafilé

Outra corte que é praticamente obrigatório nos churrascos é o contrafilé. Com sabor marcante e suculência, conta com uma camada de gordura na parte externa, o que ajuda a manter a carne macia e apetitosa.

O contrafilé também é uma ótima opção para quem adora carne mal-passada, já que esse é o ponto ideal para não perder a maciez e sabor característicos. Também é considerado uma das melhores carnes para bife.

Costela

Mais um corte de carne preferido pelos brasileiros, por conta de seu sabor inconfundível, a costela bovina tem um aroma que chega longe, independente se o preparo é na grelha ou no bafo. Como outras carnes, ela também possui uma boa camada de gordura, proporcionando maciez e suculência.

No entanto, diferente de alguns cortes, a carne de costela deve ser preparada com antecedência, pois seu cozimento é lento. Além disso, ao ser levada à churrasqueira, é indicado enrolá-la em papel alumínio para cozinhar primeiro, e só depois assá-la.

Alcatra

Ao contrário da costela, a alcatra assa rapidamente, sendo uma ótima escolha para começar o churrasco. Mesmo com menos gordura, esse corte é tão delicioso e macio quanto os outros já citados.

Assim como a maminha, a alcatra é uma carne mais barata. Bem como pode ser grelhada inteira ou forma de bifes, ficando pronta em torno 15 de minutos no modo fatiado.

Dicas para um churrasco perfeito em poucos passos!

Um churrasco de qualidade requer atenção a detalhes essenciais. Comece pelo tempero: água, sal grosso e alho são elementos chave para realçar o sabor da carne. Em seguida deixe marinar por trinta minutos, ação que permite que a carne absorva o tempero e fique suculenta.

Cada tipo de carne tem seu tempo ideal na grelha; ignorá-lo pode comprometer o sabor e a maciez. Por exemplo, uma picanha mal preparada resulta em carne crua se tirada antes do tempo, ou seca se passar demais.

O corte adequado também é crucial para manter a textura, por isso utilize uma boa faca e corte no sentido correto.

Finalizando, agora que você já sabe qual é a melhor carne para churrasco, é só vestir o avental de churrasqueiro e convocar os amigos e a família para apreciar seus dotes em preparar e assar carne!

Média: / 5. Votos:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *