Fios de Ovos

Fios de Ovos: Receita Fácil e perfeita

Que delícia! Hoje a Maria vai te ensinar como fazer fios de ovos com uma receita fácil. Dá super certo, é só seguir o modo de preparo que não tem erro.

Muitas pessoas optam por encomendar esse prato, acreditando ser difícil de fazer fios de ovos em casa. Mas você vai ver aqui embaixo que dá pra fazer facilmente.

Receita Fácil de Fios de Ovos

Vou deixar aqui duas receitas pra você analisar e seguir a que for mais fácil. A primeira é a do vídeo abaixo, ensinada pela cozinheira Tatiane Martim (a foto acima é dela também):

Essa é uma maneira bem simplificada de preparar esses fios dourados de ovos deliciosos para acompanhar as carnes natalinas. É importante seguir as orientações quanto ao preparo e conservação pois os fios são bem frágeis.

Como fazer Fios de Ovos

Vou deixar aqui embaixo uma outra receitinha passo a passo e detalhada. Essa rende aproximadamente 300g, o que é suficiente para decorar por exemplo um Peru Inteiro Assado.

Ingredientes

Para 300 g de fios

  • 1 ovo inteiro
  • 11 gemas passadas na peneira

Para a calda

  • 1 kg de açúcar
  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (café) de baunilha

Modo de Preparar

  1. Passe as gemas pela peneira, para livrá-las daquela película que as envolve. Não force a passagem da gema pela peneira com uma colher, pois isso acabará fazendo a película passar junto.
  2. Leve ao fogo uma panela com os ingredientes da calda.
  3. Deixe 20 minutos em fogo forte, sem precisar mexer, para obter uma calda em ponto de fio forte (quando você levanta a colher e a calda escorre em fio grosso que custa a cair, ao invés de ficar pingando).
  4. Uma dica para saber se está no ponto: coloque na calda 1/2 xícara (chá) de água misturada com 1 colher (sopa) da mistura das gemas.
  5. Se espumar, está no ponto para fazer os fios.
  6. Colocar aos poucos a mistura das gemas em um funil próprio para fios de ovos e ir jogando na calda, movimentando o funil. Pegar com uma escumadeira e ir colocando em um recipiente.
  7. Caso a quantidade de ovos que você escolheu seja maior, pode acontecer de a calda começar a secar; diminuir de quantidade na panela.
  8. Pode-se acrescentar mais água durante o processo.
  9. Dica: Se a quantidade escolhida de ovos for muito grande, faça mais calda, com mais açúcar e água.

Como usar Fios de Ovos?

Esse é um tipo de prato bastante procurado para ser preparado na Ceia de Natal. O sabor doce e a aparência combinam perfeitamente com a ocasião.

Os fios de ovos podem ser usados para enfeitar os pratos natalinos como o Peru, Chester, Tender e saladas como o salpicão. Vale lembrar que além da decoração, esse prato combina perfeitamente com o sabor.

Espero que você tenha gostado de aprender a fazer essa delícia.

Média: / 5. Votos:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *